Você vai para a festa, bebe demais, vai dormir e quando acorda está com aquela ressaca que nem você aguenta. Aí vem a dor de cabeça e aquele cansaço que parece que não acaba nunca. Mas saiba que existem certos alimentos que podem ajudar a combater um pouco a ressaca.

Para os bebedores de plantão: Não existe tratamento contra a ressaca. O mal-estar só passa depois que o corpo se recupera por completo. Mas não custa nada dar uma forcinha...
Beba água, Muuuuita!
Assim, você compensa a desidratação. Vale também optar por sucos e isotônicos.
Coma
Prefira alimentos leves, como bolachas de água e sal, que elevam o nível de glicose no sangue e são facilmente digeridas. Outra boa pedida é o aspargo — uma pesquisa da Universidade Nacional de Jeju, na Coreia, demonstrou que os aminoácidos presentes em sua composição protegem as células do fígado contra a toxicidade do álcool. Aposte também nas frutas, que ajudam o organismo a metabolizar o álcool que sobrou no corpo. As bananas, por exemplo,são ricas em potássio e repõem o mineral perdido pela desidratação.
Descanse
Se puder voltar a dormir, não pense duas vezes. É provável que você acorde um pouco melhor.
Exercite-se
Desde que seu corpo permita, claro. O exercício faz que o sangue circule mais rápido no organismo, acelerando a eliminação das toxinas.
Não beba outra vez
Parece óbvio, mas muita gente esquece. Dê pelo menos 48 horas de trégua para que o organismo se recupere.
Evite café
Uma xícara só, tudo bem. Muita cafeína desidrata o corpo — e tudo o que você não precisa nessa hora é perder mais água.
Remédios
Não há remédio que cure a ressaca propriamente dita, mas alguns aliviam os tão temidos sintomas.
Analgésicos
A inflamação geral à qual o organismo está submetido provoca dores no corpo e, principalmente, na cabeça. As fórmulas desses medicamentos são altamente eficazes contra o incômodo por reduzirem o latejamento.
Antiácidos
O álcool ataca o estômago, levando à produção excessiva de ácidos. Daí a azia e a dor, que podem ser combatidas com essa opção.
Antieméticos
Assim como a acidez, o enjoo é outra das consequências da bebedeira. Um remédio que diminua o vômito é importante também para evitar que a falta de água no corpo se intensifique
A inflamação geral à qual o organismo está submetido provoca dores no corpo e, principalmente, na cabeça. As fórmulas desses medicamentos são altamente eficazes contra o incômodo por reduzirem o latejamento.
Antiácidos
O álcool ataca o estômago, levando à produção excessiva de ácidos. Daí a azia e a dor, que podem ser combatidas com essa opção.
Antieméticos
Assim como a acidez, o enjoo é outra das consequências da bebedeira. Um remédio que diminua o vômito é importante também para evitar que a falta de água no corpo se intensifique
DICA: para evitar a ressaca, coma alimentos gordurosos antes de beber. "A gordura 'forra' a parede do estômago e do intestino, dificultando a retenção do álcool, explica a nutricionista Márcia Curzio (RJ).
AFOGUE A RESSACA…
… com uma receita de suco natural e desintoxicante*
… com uma receita de suco natural e desintoxicante*
| Ingredientes | Preparo |
| 1 fatia de melão 300 ml de água-de-coco 2 kiwis 4 folhas de hortelã |
Bata o melão, a água e o kiwi no
liquidificador. Acrescente as folhas de hortelã e beba à vontade. * Receita da nutricionista Vanessa Schmidt |
Melão e kiwi. São frutas que possuem pouca acidez, por isso não vão agredir o estômago, que já vai estar irritado pelo álcool. Também ajudam
a compensar a glicose perdida pelo corpo.
a compensar a glicose perdida pelo corpo.
Hortelã. Além de refrescante, tem poder diurético. “No período de ressaca o organismo passa a reter líquidos. A hortelã é recomendada para reverter
esse efeito”, diz a nutricionista Vanessa Schmidt.
esse efeito”, diz a nutricionista Vanessa Schmidt.
Água-de-coco. É uma das melhores alternativas no combate à ressaca. Repõe os sais mineiras e o açúcar perdidos e ainda hidrata o organismo.
Café da manhã contra a ressaca
Acordou com ressaca? Então, invista nos carboidratos! De acordo com a nutricionistaFabricia de Paula, da Qualicorp (SP), consumir carboidratos (frutas, vegetais, pão integral e sucos) permite que o corpo forneça energia ao fígado, ajudando a processar as toxinas e o excesso de álcool. Quem acorda de ressaca deve evitar alimentos ricos em gordura, para não sobrecarregar o fígado. "O órgão estará trabalhando para metabolizar todas as toxinas que foram ingeridas na noite anterior", explica a especialista.
Mantenha o corpo hidratado para evitar dores de cabeça
Trocar a água por suco ou refrigerante também é uma ótima ideia. Os dois, quando adoçados, contêm glicose. Assim, matam a sede e ainda injetam energia no seu organismo. A água de coco também entra nessa dança. "Ela é rica em fósforo, cálcio e ferro, que são indispensáveis para o metabolismo do corpo humano, assemelhando-se ao soro fisiológico”.
A água ainda continua sendo o melhor remédio para curar ressaca. "Quando se ingere álcool, o organismo faz um trabalho danado para filtrá-lo do sangue. Como você está desidratado, as suas células ficam, literalmente, com sede. Portanto, a dor de cabeça proveniente da ressaca é justamente isso: seus neurônios pedindo água", explica Márcia.
Café e chás são bem-vindos
Os chás de boldo ou de folhas de louro ajudam a aliviar dores no estômago e no fígado. “O chá de boldo apresenta propriedades desintoxicantes e é recomendado para casos de desconforto digestivo provocado pela ressaca”, explica Fabricia. De acordo com a nutricionista, o chá contémboldina, princípio ativo com propriedades hepatoprotetoras (que protegem as células hepáticas). O chá com folhas de louro tem efeito semelhante.Uma pesquisa realizada pela Universidade Thomas Jefferson, na Filadélfia (EUA), comprovou que o café pode ser ótimo aliado para aliviar a dor de cabeça pós-ressaca. "Café ajuda se for adoçado com açúcar; nada de café amargo. O açúcar é fonte de energia e ajuda o organismo a filtrar o álcool do sangue", complementa Márcia. O recomendado é tomar uma xicara de café 4 horas após a bebedeira.
Mais um pouco sobre o assunto...
Agora Veja aqui em síntese, os alimentos que ajudam:
Água: é o elemento principal para curar a maldita ressaca. Ela vai hidratar o corpo e até ajuda a evitar aquela terrível dor de cabeça que insiste em aparecer.
Alho: É um antibiótico natural e protege o corpo. Mantém longe vírus, bactérias e fungos, além de uma ótima ação antiinflamatória.
Arroz Integral: Dá energia e fornece vitamina B e proteína ao corpo. O arroz integral pode ser comido sozinho, por quem estiver enjoado da ressaca e não quiser comer outra coisa.
Atum em lata: Este peixe de água salgada é rico em vários minerais e faz com que eles voltem ao corpo quando ele perde em contato com o álcool.
Azeite de Oliva: O azeite tem uma função ótima para quem está de ressaca: diminui a absorção de álcool pelo organismo.
Banana: A desidratação reduz os níveis de potássio no organismo. E como esta fruta é rica em potássio ajuda a recompor o paciente e também previne cãimbras, as náuseas que são comuns e os cansaço. Fruta nota 10!
Chá de camomila e de hortelã: O chá de camomila faz um bem danado para curar problemas digestivos e, se adoçado com mel, ainda colabora na recuperação de níveis de açúcar no sangue. Já o chá de hortelã ajuda na desintoxicação do corpo.
Espinafre: O vegetal do Popaye contém ácido fólico, vitamina C e enxofre. Estes nutrientes limpam o fígado.
Leite: Antes de sair para a balada, tome um copo de leite. Isto ajuda a encher o estômago e ameniza os efeitos da bebida.
Ovos: Quando o corpo sente a presença do álcool, ele produz acetaldeído, que é um produto tóxico que está presente na primeira fase da bebida. Então o corpo produz glutationa como uma forma de combater a intoxicação. Mas como ele não consegue, vem a ressaca. O ovo tem uma proteína chamada cisteína que contém a tal glutationa.





Nenhum comentário:
Postar um comentário