Olho sempre nos rótulos dos produtos se é 0 gordura trans. A informação Nutricional dos alimentos ofereçe essa informação.
Você que adora comer salgadinhos, biscoitos, sorvete e bolos confeitados… Cuidado, pois esses alimentos costumam ser ricos em gordura trans e podem fazer um enorme mal a sua saúde!
A gordura trans é um tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação, quer seja natural ou artificial. Pode ser encontrada em diversos alimentos industrializados que são considerados deliciosos por muitos, mas que trazem muitos malefícios para sua saúde!
Por possibilitar o aumento da validade e exigir menor refrigeração no armazenamento destes alimentos, a gordura trans é amplamente utilizada. Porém, ela é extremamente nociva para o organismo. Embora a gordura trans também seja encontrada na natureza (no leite e gordura de ruminantes), por influência de uma bactéria presente no rúmen desses animais, a maioria é formada durante a manufatura de alimentos processados.
Além de estar associada à obesidade, a gordura trans aumenta as chances do aparecimento de um ateroma, ou seja, a placa de gordura no interior de veias e artérias, que pode causar infarto ou derrame cerebral.
No Brasil, desde o segundo semestre de 2006, as empresas foram obrigadas a declarar a quantidade de gordura trans no rótulo, de acordo com a resolução da Anvisa. Portanto, o ideal é procurar consumir alimentos com pouca quantidade ou até sem nenhuma gordura trans.
Se você trocar os biscoitos do lanche por um sanduíche de pão integral com queijo branco, além de não ingerir a gordura trans, você estará aumentando a ingestão de cálcio e fibras. Uma outra sugestão para o lanche daquelas pessoas que passam muito tempo na rua são as frutas secas. Que tal ter sempre na bolsa ou no carro um saquinho com maçã ou abacaxi desidratado? Ah, e na hora de se refrescar, por que você não deixa o sorvete de lado e toma um delicioso iogurte, que não tem gordura trans e é uma ótima fonte de cálcio? Sua saúde agradece!
Clique para ampliar |
Nenhum comentário:
Postar um comentário